Você sabe como criar um plano de carreira?

Quem não sabe onde quer chegar e por isso, não se planeja, acaba sendo levado de um lado para outro pelas circunstâncias. Dessa forma, esse profissional sem planejamento e metas tem grandes chances de ser ultrapassado por aqueles que investiram tempo e esforço no planejamento da carreira. Além disso, o atual contexto competitivo, tornou a necessidade de um planejamento da carreira ainda maior, mas a questão é: você sabe como dar esse passo?

Antes de tudo, estabeleça seus objetivos. É essencial que você saiba onde quer chegar e o que está disposto a fazer para conseguir. Quanto mais esse objetivo estiver alinhado com suas competências, especializações e habilidades, maior a sua chance de sucesso. Logo, o autoconhecimento e o aprendizado são as peças chave para que você consiga executar o próximo passo.

Agora é hora de avaliar os possíveis caminhos que você poderá trilhar até o seu objetivo. Desenhe um plano de ação, pense nos cursos que você precisa fazer e nas empresas que quer e precisa trabalhar e decida por quais cargos você precisa passar para adquirir o que é necessário para atingir seu objetivo. O ideal é que esse plano de ação seja dividido em pequenas metas, assim durante o percurso você conseguirá ter a noção do que está dando certo ou não. Tente também trabalhar com três cenários possíveis: o ideal, o mais provável e o se tudo der errado.

Não adianta, porém, ter um lindo e estruturado plano de ação no papel, se você não colocá-lo em prática. Por isso, a disciplina deve virar sua melhor amiga, pois nem sempre é fácil cumprir tudo aquilo que você se dispôs a fazer. Lembrando sempre que é normal que as coisas saiam do rumo algumas vezes e será necessário que você consiga se ajustar a pequenas mudanças de percurso.

E então, está preparado? Com essas dicas ficou muito mais fácil definir qual o caminho para o seu sucesso profissional. Na hora de montar o seu plano de ação, não se esqueça de procurar as vagas de seu interesse disponibilizadas pela Russel Vagas. Boa sorte!