Comece no trabalho novo com o pé direito

 

Finalmente você conseguiu aquele emprego que tanto queria e por isso, quer impressionar positivamente seu chefe e o resto da equipe. Ao falarmos de um emprego novo, é preciso tomar alguns cuidados para não causar más impressões e para ajudar, separamos algumas dicas para você.

Vá com calma

Não adianta chegar naquela euforia querendo se integrar a qualquer custo ou querendo mostrar que a empresa fez uma ótima escolha ao contratar você. Vá com calma! Essa postura pode ser considerada invasiva ou inadequada. Sinta o ambiente, observe as pessoas e as escute antes de qualquer coisa.

Pratique a gentileza

Não importa qual o seu cargo, seja gentil! Você precisa prestar atenção em tudo e praticar a gentileza para com todos, independente se esses estão abaixo ou acima de você na hierarquia da empresa.

Tenha equilíbrio

Algumas vezes, em meio a toda euforia de ter sido contratado, o profissional esquece de agir com naturalidade. A primeira impressão é a que costuma ficar e por isso, os primeiros dias de trabalho precisam ser coerentes com os demais. Ou seja, não adianta você demonstrar algo no primeiro dia e na manhã seguinte, ter se transformado.

Esteja disponível

É essencial ter disponibilidade tanto para aprender qualquer coisa nova quanto para compartilhar os conhecimentos que você traz na bagagem com os novos colegas. Reter o conhecimento para si há tempos deixou de ser boa estratégia para alcançar o poder. No máximo, você pode ganhar antipatia.

Estude a cultura da empresa

Você pode achar que as empresas são todas parecidas, mas cada uma possui características e personalidades próprias. Portanto, é preciso estar disposto a entender a cultura empresarial na qual vai trabalhar, suas políticas e também a adesão dos funcionários.

Faça todas as perguntas possíveis

Nada melhor do que fazer muitas perguntas para entender como são os processos e as políticas existentes no trabalho novo. Para realizar bem o seu trabalho, é preciso entender como tudo funciona no lugar.
Boa sorte com seu novo emprego!