Saiba como acertar no perfil profissional

Cuidar do perfil profissional nas mídias sociais é tão importante quanto atualizar o currículo. Isso porque as empresas têm investido em recrutamento social, já que sabem da existência de grandes talentos na web, em comunidades especializadas. Além disso, por meio das redes sociais é possível ter uma visão muito mais abrangente do candidato, suas áreas de interesse, suas características etc. Por isso, é essencial criar um perfil profissional equilibrado e positivo.

 

Entenda as redes sociais que está usando

Cada mídia social pede um perfil profissional diferente no comportamento. É importante conhecer a rede social utilizada, para explorar e usufruir da melhor maneira. Algumas, por exemplo, são mais associadas ao empreendedorismo, outras focam exclusivamente na publicação de imagens.

 

Não seja apressado

Não é legal ser afoito, pois pode passar uma imagem de desespero. O ideal é saber expor o que você faz de bom profissionalmente. Anexar links de projetos antigos, atuações acadêmicas e artigos publicados ao seu perfil é uma boa estratégia. Se você tem o que mostrar, não precisará se preocupar em ‘pedir’ emprego.

 

Personalize as comunicações

Chame as pessoas pelo nome para que elas se sintam prestigiadas e com um tratamento diferenciado. Se você só se comunica de forma massiva com todos, sem distinção, é provável que em pouco tempo as pessoas se sintam usadas apenas para fazer volume ao seu perfil. Prestigie os conteúdos postados por colegas de trabalho e, se acreditar que são relevantes, ajude a compartilhar.  Manter uma postura colaborativa é importante.

 

Corra atrás dos seus interesses

Depois de montar o seu perfil da melhor forma possível, é hora de ir atrás de conexões. Para novos relacionamentos, é legal explicar o motivo de seu pedido de conexão com essa pessoa em particular. Apresente o seu interesse, mostre o que você tem em comum, seja gentil.

 

Respeite o tempo do outro

Ganhamos na velocidade de informação, mas também nos tornamos mais conectados e mais ambiciosos e, por isso, muitas vezes não dá para dedicar tempo a todo mundo. Quando seu interesse com as conexões for realizar negócios, procure ser objetivo, sem ser ríspido.  

 

E então? Está esperando o que? Monte agora mesmo o seu perfil profissional!