Dicas para conseguir um estágio

Se você anda repetindo mentalmente o mantra “quero ser estagiário”, pode se preparar para boas notícias. Isso porque separamos algumas dicas que vão fazer toda diferença na sua procura por um estágio.

 

Você conhece as competências valorizadas?

Existem algumas competências que são mais valorizadas na hora de procurar por um estágio. Flexibilidade e adaptabilidade, por exemplo, demonstram que o candidato é dedicado e está aberto a novas atividades. Boa comunicação e capacidade de trabalhar em equipe também valem muito.

 

Acerte o português

Sabe onde os estudantes mais erram na hora da seleção para estágio? No português, especialmente na comunicação escrita. A dica para melhorar a escrita é ler e escrever muito para absorver vocabulário. Já para melhorar a comunicação oral e a expressão corporal, treinar em frente ao espelho pode ajudar.

 

Experiências válidas

Quase ninguém tem experiência profissional para relatar quando se candidata a uma vaga de estágio, o que é muito natural, já que a maioria dos candidatos está exatamente iniciando a sua carreira. Se esse for o seu caso, fique tranquilo, mas tome o cuidado de levar na memória algumas atividades que demonstrem suas habilidades. Elas podem ser tanto um trabalho em grupo na faculdade, uma atividade extracurricular ou até a participação em palestras, feiras e eventos voltados a sua profissão.
Tenha foco durante a busca

Outro ponto essencial para conseguir estágio dos seus sonhos é  buscar oportunidades que estejam alinhadas ao seu perfil. É importante também manter o foco em algumas empresas nas quais você deseja trabalhar.
Faça o trabalho de casa

Quando for chamado para uma entrevista, estude um pouco da cultura e do ramo de atuação da empresa. Isso demonstra interesse na oportunidade e é muito simples, pois a maioria das corporações disponibiliza sua trajetória nos seus sites.

 

Não minta

É meio óbvio, mas é sempre importante repetir: nunca, jamais, invente histórias sobre você ou sobre seus conhecimentos. Todas as informações serão checadas pelo recrutador e um erro desse tipo pode acabar com qualquer chance que você teria na disputa. O melhor é ser você mesmo e demonstrar todas as suas competências.

 

Boa sorte!