Entenda a etiqueta corporativa

Muitos profissionais, depois de conseguirem um emprego, esquecem que é preciso manter uma boa imagem durante a rotina de trabalho. A empresa e o profissional precisam de um ambiente equilibrado para prosperar e muitos dos ruídos de comunicação que acontecem no meio profissional poderiam ser evitados, se todos seguissem regras de boa convivência. A etiqueta corporativa fala justamente disso: ela é a preocupação que os funcionários devem ter com seus gestos e atitudes no ambiente de trabalho e nas relações interpessoais. Conheça as principais regras da etiqueta corporativa e evite problemas futuros:

 

    1.Gentileza não tem a ver com hierarquia

É muito comum encontrar funcionários extremamente educados e simpáticos com o chefe e não tão afáveis com os que estão abaixo na hierarquia da empresa, incluindo sua própria equipe. Desejar “Bom dia” para a copeira com o mesmo entusiasmo e a mesma gentileza que empenha na conversa com o chefe é essencial.

2. Ambiente impróprio para explosões

Nada justifica uma explosão de nervos no ambiente profissional. Não importa que você esteja cheio de problemas pessoais, lotado de coisas para fazer, com metas impossíveis para cumprir e ainda receba, logo cedo, uma bomba para desarmar até a hora do almoço. Respire fundo e controle-se. Explosões não têm espaço no trabalho e ninguém é obrigado a conviver com isso.

3.Pontualidade também é educação

É fato que, no Brasil, os atrasos são muito tolerados. É fato também que quem trabalha em grandes centros e sofre com o trânsito muitas vezes tem dificuldade para se programar, mas é importante ser pontual tanto no horário de chegada ao trabalho quanto nas reuniões, nos encontros e em todos os compromissos ligados à empresa.

   4.Críticas e elogios

A etiqueta para esses dois casos é a simples: críticas são feitas em particular e elogios podem ser feitos em público.

 

Não se esqueça desses passos e mantenha sem ambiente de trabalho agradável!