Saiba como conseguir uma recolocação profissional

Existem profissionais que por diversos motivos se afastaram de seus respectivos empregos, seja por necessidade de estudar, por problemas pessoais ou até mesmo pela atual conjuntura de crise. O problema é que, ao estar de fora do mercado de trabalho, a volta se torna bem complicada. Existem, porém, algumas dicas que esse profissional buscando por recolocação profissional pode e deve seguir.

Antes de qualquer outra coisa, reative sua rede de contatos, pois as pessoas que te conhecem, tanto no meio pessoal quanto no profissional, são aquelas que podem te indicar a uma nova oportunidade. Antigos colegas de trabalho, por exemplo, saberão falar de suas competências e habilidades, ao invés de apenas repassar seu currículo. Deixe sua rede de contatos saber que você está de volta à ativa, indicações são muito valorizadas pelas empresas.

Tão importante quanto ser indicado, é se preparar novamente. Não adianta ser muito bem recomendado e não estar preparado para aproveitar da melhor forma a oportunidade, quando ela surgir. Para isso, o profissional precisa caprichar na hora de montar o currículo. Saiba como fazer isso perfeitamente, clicando aqui.

Além disso, é essencial investir nas mídias sociais. Não adianta investir no currículo e deixá-lo guardado na área de trabalho do computador. O compartilhamento e a atualização de suas informações profissionais e pertinentes deve ser feito em suas redes sociais. O Linkedin é uma ótima ferramenta para isso, além de ativar seus contatos profissionais. Já possui uma conta, mas não sabe como usá-la? Aprenda! Ainda não possui? Crie agora mesmo!

Por último, mas não menos importante, o profissional precisa em muitos casos explicar os motivos de seu afastamento. Se você se afastou para fazer um intercâmbio ou um curso de especialização, por exemplo, isso deve ser valorizado. A informação pode vir no início de seu currículo no “Resumo profissional” ou “Experiência”, lembrando que deve ser objetiva e conter a data de início e término de seu curso. Porém, se o afastamento aconteceu por questões pessoais, não deve ser tratado da mesma forma. O ideal é que a explicação venha de maneira mais informal, durante a entrevista.

 

E então, está preparado para voltar ao mercado de trabalho? Não perca mais tempo!