As perguntas mais frequentes nas entrevistas de emprego

Entrevistas de emprego são, na maioria das vezes, momentos bem tensos e para diminuir um pouco essa tensão, separamos algumas das perguntas mais utilizadas para testar candidatos. Dessa forma, você pode começar a se preparar com antecedência e passar uma boa impressão ao recrutador.

1- Como você se imagina daqui a 5 ou 10 anos?

O objetivo do recrutador ao fazer essa pergunta é entender como o candidato planeja seu futuro, saber se ele tem planos para a carreira ou se pensa só no atual momento. A melhor maneira de responder a esse questionamento é demonstrar interesse na empresa em questão, deixando claro que, se for o caso, você está disposto a crescer e criar raízes no lugar.

2- Por que você quer trabalhar nesta empresa?

O primeiro objetivo dessa pergunta é saber se o candidato pesquisou sobre a empresa e o segundo é saber se o profissional realmente se enquadra na vaga. O caminho é pesquisar tudo o que puder e conseguir.

3- Qual sua pretensão salarial?

A empresa precisa saber se tem condições de atender às expectativas financeiras do candidato. Mencionar uma faixa salarial, ao invés de um valor exato, e demonstrar estar aberto para negociar é o melhor a ser feito.

4-Quais são seus pontos fortes e fracos?

É importante que o candidato saiba fazer uma autoavaliação e ao perguntar sobre seus pontos fortes e fracos, o recrutador estará testando essa capacidade. Evite respostas padronizadas e aponte características reais. Apontar um defeito e mostrar como vem melhorando é o ideal.

5-Como você se comporta quando algo não sai como planejou?

Nessas horas, o importante é manter a calma e tentar reverter a situação de outra maneira para atingir o objetivo. Se você age dessa forma esta é uma resposta convincente. Se ainda não consegue, explique que está no caminho e realizando progressos quanto a isso.

 

Ajudou? Não esqueça que, independente da pergunta, o importante é ser você mesmo. Boa sorte!