Você sabe como ter um perfil atrativo no Linkedin?

O Linkedin, a Rede Social que acabou de atingir a marca de 500 milhões de usuários mundialmente, é lotado de possibilidades e oportunidades profissionais. Infelizmente, grande parte desses usuários, não sabe como utilizar a ferramenta a seu favor, não dedicando tempo e atenção suficiente. Pensando nisso, preparamos algumas dicas e estratégias para que você tenha um perfil atrativo no Linkedin.

 

Tenha uma boa foto de perfil

Segundo informações oficiais da empresa, ter uma foto em seu avatar aumenta em quase 10 vezes as solicitações de conexão de rede. Basta que a foto mostre seu rosto com clareza e de preferência, tirada em um ambiente profissional. Afinal de contas, o que é que um avaliador pensará ao se deparar com uma foto sua na praia ou algo semelhante? Aprenda a diferenciar as redes sociais e lembre-se que o Linkedin foi feito para informações e conteúdos profissionais.

 

Seu perfil deve ter dados atualizados sempre

Recrutadores procuram candidatos por meio de palavras-chave e para aparecer nessa pesquisa, você precisa ter um perfil detalhado. Fez um novo curso, tirou um certificado ou ganhou um prêmio? Acesse sua conta e inclua essa nova informação. Isso pode impulsionar em até 17 vezes a quantidade de mensagens enviadas por recrutadores. Informar a sua localização geográfica também é essencial, aumentando em até 23 vezes a probabilidade de seu perfil ser encontrado.

 

Capriche no resumo

Você pode utilizar até 2.000 caracteres para dizer ao mundo quem você é. Não desperdice essa oportunidade! Apresente-se, fale sobre interesses profissionais e o que te motiva, defina a sua área de atuação e inclua informações de contato. Sempre incluindo palavras-chave que facilitem que o seu perfil seja encontrado.

 

Não minta e tente não cometer erros de português

Diferentemente das outras redes sociais, onde pouco importa a sua forma de comunicação, no Linkedin essa questão é levada a sério. Cuidado redobrado em cada conteúdo produzido ou compartilhado. Certifique-se de que não existem erros de digitação, concordância etc. Além disso, não minta nunca! Esses dois hábitos são extremamente prejudiciais para sua imagem.

 

Vá além de seu perfil

Dedicar-se ao conteúdo de seu perfil é importante e muito necessário, mas você pode ir além. Participar de grupos de discussão, seguir canais e compartilhar artigos é ótimo para criar uma relação forte de integração com o mercado. Publicar artigos de sua autoria também é uma boa estratégia, já que ao criar conteúdo útil para sua comunidade, você ganha visibilidade.

 

Agora é sua vez! Acesse sua conta no Linkedin, corrigindo e acrescentando tudo que for preciso. Se ainda não tiver uma, mas estiver procurando por oportunidades profissionais, crie já e cadastre seu currículo gratuitamente, clicando aqui. Boa sorte!