Saiba como superar o desafio do primeiro emprego

Como conseguir ser contratado em um primeiro emprego, se as empresas geralmente optam por contratar profissionais com experiência? Esse é o dilema de muitos brasileiros, em sua maioria, jovens. A competitividade é enorme e o mercado é cruel, muitas vezes essas pessoas disputam vagas com outros candidatos repletos de experiência e isso tende a minar sua confiança e autoestima. Por isso, é importante investir em sua capacitação e em técnicas de destaque que ajudem a conseguir uma vaga no setor almejado.

Existem muitos cursos profissionalizantes gratuitos e específicos, presenciais ou à distância, que auxiliam na qualificação do profissional. Adquirir novos conhecimentos e ampliar habilidades é essencial para uma carreira de sucesso, pois um profissional que possui o saber vai muito longe na era da informação. Se a sua intenção é trabalhar em um escritório, por exemplo, procure um curso de auxiliar administrativo. O importante é saber escolher quais serão esses cursos, tendo como base a vaga almejada.

Outra boa alternativa é procurar por trabalho voluntário, já que muitas empresas dão prioridade a candidatos com esse tipo de trabalho no currículo. Assim, o profissional estará adquirindo a experiência que as empresas pedem, lembrando de dar preferência aos trabalhos relacionados à área pretendida.

Além disso, é necessário dar atenção à montagem do currículo: objetividade e dados claros são características muito bem vistas pelas empresas. Procure se basear nas suas principais qualificações relacionadas à vaga almejada, sem sujar seu currículo com informações desnecessárias. Dessa forma, você se torna mais apto a ser chamado para a entrevista de emprego.

Ao ser convidado a comparecer na entrevista, mantenha a calma. Não minta, procure sempre ser o mais natural possível e se prepare anteriormente. Pesquise sobre a empresa, sobre a vaga, procure por perguntas frequentes e busque as respostas. Toda preparação é válida nesse momento. Descreva suas qualidades, fraquezas e objetivos de forma clara, demonstrando interesse pela empresa e pela vaga.

Para finalizar, lembre-se que um resultado ruim deve ser encarado como aprendizado e reflexão. Esteja aberto para conhecer diversas áreas e segmentos e para ouvir as críticas e conselhos de amigos, familiares ou até da empresa que optou por outra pessoa. Em caso de sucesso, parabéns! Saiba valorizar essa oportunidade, demonstrando dedicação, interesse e pró- atividade todos os dias.